Dicas para aprender um novo idioma

Teacher: Tonny Lion Bacharel em Língua Inglesa (UFBA)

Caros amigos e alunos, aprender uma língua estrangeira nem sempre significa sentar na sala de aula e sofrer estudando regras gramáticae decorando vocabulário. Na verdade, existem várias maneiras de melhorar sua compreensão do idioma desejado através de métodos mais divertidos.

Também é fato compravado que diferentes pessoas respondem a diferentes métodos de aprendizagem. Às vezes, simplesmente sentar-se na sala de aula ou ler um livro do curso não seja o mais adequado ou suficiente para você, sendo necessário ir além.

Então, se você deseja desemvolver e ampliar seus conhecimentos no idioma desejado (no nosso caso o Inglês), considere minhas dicas que, com certeza, irão ajudá-lo a seguir seu caminho.

Talvez nem todas as dicas sejam adequadas a seu estilo de aprendizado, mas antes de torcer o nariz experimente e escolha as que te dão mais prazer e facilidade no aprendizado.

1. Assistir televisão, filmes, documentários, palestras, etc.

Este é sem dúvida uma das ofrmas mais eficazes para se aprender um novo idioma, pois você aprende e se diverte ao mesmo tempo. Este recurso te proporciona a entender interações comunicativas em diversos contextos. Eu sugiro que você comece assistindo com as legendas em Inglês, pois isto desenvolverá sua compreensão com relação aos “links”, ou seja, como os falantes da língua alvo conectam as palavras. Eu assistia com um caderno do lado e anotava frases e expressões para utilizar nas minhas composições (foi o desejo de ser músico que me fez aprender Inglês) isto fará que voc~e desenvolva seu vocabulário e aprenda chunks (combinações de palavras mais comuns utilizadas por um nativo da língua em um certo contexto) e estruturas gramaticais.

2. Ouça muita música

Assim como na dica anterior, ouvir música é outra forma divertida e muito útil para desenvolver sua compreensão de um idioma.

Você pode ouvir a música e o estilo que você quiser. Minha dica é ouvir as músicas com as letras. Este método vai surtir o mesmo efeito de assistir um filme com legenda, entretanto, com a letra ao seu lado, você pode circular os links das frases e fazer anotações sobre pronúncia, vocabulário e estruturas gramaticais, ampliando seus conhecimentos de várias habilidades linguísticas. No início, procure músicais mais lentas como pop, folk, country ou acústica mais lenta, que geralmente tem letras mais fáceis de entender. Quando estiver mais confiante, você pode ir para um pouco de rock e rap, que geralmente são um muito mais rápidas e difícil de entender.

3. Leia livros, jornais, revistas, internet, anúncios, etc

Ler é uma ótima maneira de desenvolver sua língua materna e/ou um novo idioma. Evite cair na tentação de traduzir palavra por palavra. Foque no contexto geral dos parágrafos. Escolha um texto adequado ao seu n´pivel no início e vá aumentando o grau de dificuldade aos poucos para você não ficar frustrado quando não entender nada. A internet está abarrotada de textos do básico ao avançado. Siga seu ritmo!

.

4. Rotule as coisas em sua casa

Esta é uma maneira rápida e barata de melhorar seu conhecimento do vocabulário do dia a dia. Rotule itens em sua casa. Tudo que você precisa fazer é comprar um pacote de etiquetas e, em seguida, escrever o nome dos objetos da sua casa nelas, como telefone, janela, espelho etc. e depois colar nos objetos. Cada vez que você usar ou ver cada objeto você vai ler a palavra e embuti-la em sua memória. Isso é ótimo para iniciantes.

5. Faça anotações de novo vocabulário

Sempre que você aprender uma palavra nova, seja na sala de aula ou quando estiver fora de casa, certifique-se de anotar isso. Sempre que você tiver algum tempo livre, você pode praticar o que você aprendeu. Você pode até fazer isso em seu telefone, para não precisar carregar um caderno com você. Também vale a pena anotar a tradução para o seu próprio idioma e qualquer aspectos fonológicos da palavra. Quando estiver num nível mais avançado, escreva as definições e explicações em Inglês. Hoje já estou no terceiro caderno. Isso vai fazer seu Inglês bombar!

6. Interaja com falantes nativos

Tente conversar com falantes do idioma desejado. Se você não tem como falar pessoalmente com americano ou britânico, tente contactar alguém pela internet em sites de assuntos revelantes para vcs. Utilize redes sociais, skype, instagram etc para trocar ideias. Se sua cidade tiver um forte segmento turistico, tente se aproximar de pessoas nos pontos turisticos e falar sobre o clima, o que a pessos está achando da sua cidade, etc. Isso vai desenvolver suas interações comunicativas.

7. Descubra seu melhor momento para aprender

Você é uma pessoa pela manhã ou à tarde? Se você pode malhar quando seu cérebro está em seu mais afiado, então você deve enfiar em seu aprendizado de línguas neste momento. Algumas pessoas trabalham melhor primeira coisa pela manhã e desligue após a hora do almoço, enquanto para outros demora um pouco para ir todos os dias. Reflita em quando você funciona melhor e planeje seu aprendizado de acordo com isso. Por exemplo, não adianta ter aulas que duram duas horas ou vão até tarde da noite quando você provavelmente perderá facilmente concentração.

8. Pratique o idioma desejado sempre que possível

É extremamente importante que você não deixe o aprendizado de inglês dentro da sala de aula. Faça um esforço para ir à biblioteca e estudar suas anotações, ler e escrever em inglês e falar com cidadãos ingleses e outros falantes de inglês. Quando você estiver na cama à noite, examine suas anotações em inglês do dia e tente memorizar algum vocabulário enquanto você está adormecendo. A primeira coisa que você faz de manhã enquanto está comer seu cereal pode significar aprender algumas palavras novas. Aproverite cada minuto.

9. Grave você falando

Aproveite ao máximo o gravador em seu smartphone e pratique a pronúncia. Esta é uma excelente maneira de corrigir sua pronúncia, intonação e links, porque você detecta suas falhas. Treine até ficar perfeito. Isto fará seu “speaking” decolar.

10. Obtenha um bom dicionário bilíngue

Um dicionário bilíngue é imprescindível para prender ou ampliar seus conhecimentos em um novo idioma . No entanto, cuidado que muitos dicionários por aí têm vários erros e traduções incorretas. Faça algo pesquise e gaste um pouco mais de dinheiro no melhor dicionário que puder encontrar.

Também é importante ter em mente que uma série de tradutores online e dicionários em smartphones podem ser muito pobres ou te fornecerem traduções incorretas, pois, normalmente, as palavras são traduzidas literalmente, o que nem sempre funciona.

11. Aprenda expressões idiomáticas e verbos frasais

Este ítem é mais específico para aprendizes do Inglês, pois existem vários aspectos da língua inglesa que você nem sempre encontrará em um livro de curso acadêmico. Coisas como expressões idiomáticas e verbos frasais são extremamente comuns nas conversas diárias em inglês. Se você conseguir aprender isso, será muito mais fácil falar e entender conversas com falantes nativos. Embora este não seja o tipo de linguagem que você provavelmente usar em um ensaio acadêmico, é indiscutivelmente tão importante para você.

12. Produza algo todos os dias

Produzir material no idioma alvo fará seu aprendizado ser mais rápido e eficaz. Por exemplo, escrever é uma ótima maneira de usar novo vocabulário e se familiarizar com a gramática. Experimente e escreva algo todos os dias usando novas palavras e gramática que você aprendeu. Mesmo se são apenas algumas frases. Tal prática é muito importante para fixar seu aprendizado e textar novas combinações possíveis na língua, evitando erros futuros.Também é uma boa maneira de comparar seu progresso à medida que melhora seu conhecimento do idioma desejado. Se você tiver acesso a amigos ou professores, você pode pedir-lhes que examinem sua escrita e  dêem algumas dicas.

13. Diga a seu professor o que você quer aprender

Se você está aprendendo inglês em uma escola de idiomas ou tendo aulas particulares, talvez não esteja sempre aprendendo o que você quer. No entanto, pode ser difícil para o seu professor saber exatamente o que você quer aprender, a menos que diga a ele. Então, se você acha que ele está lhe dando muita escrita e pronúncia insuficiente, por exemplo, então você deve dizer a ele. Com certeza você e seu professor ficarão mais satisfeitos e voc~e aprenderá mais.

14. Lembre-se de seus erros

Você cometerá erros, não há como negar. Provavelmente, você fará o mesmo erro algumas vezes. Da próxima vez que você for corrigido por um professor, seja de forma escrita ou de forma oral, não fique com raiva da pessoa que te corrigir. Fique calmo e tranquilo, pois isso faz parte do aprendizado. O que você deve fazer é anotar seus erros. Por exemplo, talvez você se esqueça de quando usar o artigo correto ou confunda o Passado Simples com o Presente  Perfeito. Anote os usos e diferenças e utilize novamente sem medo. Se errar, tente novamente e novamente até acertar.

15. Arrisque!

Busque situações onde você deve falar, ler e ouvir que estão fora de sua zona de conforto, pois você será forçado a usar o idioma desejado. Esta pode ser uma das melhores maneiras de aprender inglês, por exemplo, porque você realmente se concentra no que está dizendo e isso fará você se acostumar a situações desconfortáveis.

Experimente e peça comida em um restaurante, fale com alguém em um centro de informações turísticas ou simplesmente comece a conversar com um falante nativo em um bar. Não tenha medo de cometer erros. Obtendo algo errado é, na verdade, uma ótima maneira de entender por que funciona de determinada maneira.

16. Altere o idioma do seu computador, smartphone ou mídias sociais

Este procedimento pode realmente ser uma boa maneira de aprender um idioma adicional. Se você ligar seu Facebook, Twitter e configurações do smartphone para ‘Inglês’, por exemplo, você pode continuar a aprender o idioma enquanto está comunicar-se com amigos.

17. Seja realista!!!

É extremamente comum que neófitos queiram melhorar seu inglês, por exemplo, em um ritmo irreal. Defina objetivos realistas para si mesmo. Seja genuíno no que você pode alcançar e no seu ritmo. Seu professor faz parte do processo e está apto a te ajudar a alcançar seu objetivo, mas não fará milagres.

Bons estudos!!!

Publicado por sbecommunication

Antonio Leão se apaixonou pela língua inglesa na adolescência por causa da sua paixão polo rock and roll. Desde então tem aprimorado seus conhecimentos continuamente. EM 2008 obteve o certificado de Inglês no ACBEU. Para prosseguir seus estudos passou no vestibular da UFBA em 2009, formando-se Bacharel em Língua Estrangeira Moderna (Inglês) em 2013. Em 2021 concluiu a Pós-Graduação em Ensino da Língua Inglesa (Faculdade Descomplica). Desde que ingressou na UFBA, começou a dar aulas particulares e a ministrar aulas em cursos de inglês (Cultura Inglesa e Talktalk) e escolas do ensino fundamental (Escola Tempo de Aprender, Colégio Espaço Ideal Master). Atualmente, é professor do Ensino Fundamental I e II do Centro Educacional Império do Saber, além de ministrar aulas particular e atuar como tradutor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: